Dia HD 2014

Publicado em hdbr.hypotheses.org em 13.10.2014

O “Dia das Humanidades Digitais 2014” (versão em espanhol e português) terá lugar no dia 15 de outubro de 2014.

logo-pt-PTDia HD é um projeto de pubicação coletiva que pretende documentar um dia de trabalho de pessoas que estejam envolvidas em pesquisas que ligam as humanidades e a computação. Pretende-se reunir pessoas de todo o mundo, que falem ou trabalhem primordialmente nos idiomas espanhol e português, para através de texto e imagem registar os eventos e atividades de um dia de trabalho. O objetivo do projeto é cruzar num único local os labores de todos os participantes, deste modo elaborando um recurso digital com o qual se possa responder à questão “O que fazem os humanistas digitais?

Para além da experiência em publicação digital coletiva, o evento é uma oportunidade de divulgarmos o nosso trabalho, gerar novos contatos e criar redes num campo de investigação que tem tido cada vez mais visibilidade nos últimos anos. O Dia HD inspira-se no Day of Digital Humanities, projeto ativo desde 2009, que vem se consolidando como espaço de reunião e mapeamento anual da comunidade de Humanidades Digitais globais. A proposta dos idealizadores do Dia HD, a partir disso, é expandir o grupo de identidades reconhecidas no mundo das Humanidades Digitais muito além da anglofonia.

Imagem 504

Participantes do Dia HD de 2013

Esta é a segunda versão do Dia HD; o projeto de 2013, que pode ser visitado aqui, reuniu 70 blogs (13 deles em português, e 57 em espanhol), representando pesquisadores e projetos da Espanha, México, Argentina, Portugal, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia.

A experiência foi relatada e debatida no artigo “Who is ‘we’? – The social media project: Día de las humanidades digitales, Dia das humanidades digitais “, apresentado na conferência Digital Humanities 2014 (slides aqui).

Nuvem de palavras do Dia HD 2013 (Priani et al., 2014)

Nuvem de palavras do Dia HD 2013 (Priani et al., 2014)

Alguns aspectos interessantes sobre a comunidade de humanistas digitais nas duas línguas já puderam ser percebidos e analisados a partir da edição de 2013 – em particular, notou-se que os pesquisadores preferiram participar como figuras coletivas, construindo blogs e páginas de grupos de pesquisas e laboratórios. Esta foi uma uma singularidade do Dia HD 2013, em comparação com o projeto Day of Digital Humanities, no qual tem sido mais comum a participação de blogs individuais. Diversos outros balanços e perspectivas singulares sobre esses resultados podem ser lidos nos blogs da própria plataforma do Dia HD 2013 – e ainda, nestes posts do blog Bibliotecas e Humanidades Digitais: O Dia das Humanidades Digitais (#diahd): uma aproximação em números ou Ainda o Dia das Humanidades Digitais de 2013

A edição de 2014 é uma nova oportunidade para a comunidade de pesquisadores das humanidades digitais hispânicas e lusófonas se reunir, e refletir sobre sua identidade, projetos e desafios em comum.

Junte-se a nós!

Para participar, basta acessar a plataforma em diahd2014.filos.unam.mx e criar seu blog. Ao longo do dia 15, estaremos todos por lá compartilhando nossas esperiências em mais um dia de trabalho nas redes.

Dia Humanidades Digitais 2014

Mais Informações

O Dia HD em português e espanhol é organizado por:

CenterNet
Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional (HDH)
Red de Humanidades Digitales (RedHD)
Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México
Associação das Humanidades Digitais (AHDig)
Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD)

Divulguem e participem!

A hashtag do Twitter para o evento é #diahd14

Para participar no projeto, por favor, registre-se aqui:
http://diahd2014.filos.unam.mx/registrarse

Informação mais detalhada sobre o projeto estão disponíveis aqui:
http://diahd2014.filos.unam.mx/acerca

Recomendações para participar:
http://diahd2014.filos.unam.mx/recomendaciones

Advertisements