P.S.: Nosso seminário interno de junho

Publicado em dhd2013.filos.unam.mx em 14/06/2013

13/06/2013. Daniela Pires, Maria Clara, Tai, Ermelinda e Bruna (da direita para esquerda), se preparando para o Seminário O Império Português em palavras: Estudos de Léxicos e seus problemas, de Luis Filipe Silvério Lima.

13/06/2013. Daniela Pires, Maria Clara, Tai, Ermelinda e Bruna (da direita para esquerda), se preparando para o Seminário

13/06/2013. Kollontai Diniz (esq.) e Bruna Baldini de Miranda (dir.), se preparando para o Seminário O Império Português em palavras: Estudos de Léxicos e seus problemas, de Luis Filipe Silvério Lima.

13/06/2013. Kollontai Diniz (esq.) e Bruna Baldini de Miranda (dir.), se preparando para o Seminário

13/06/2013. Luis Filipe Silvério Lima, no Seminário O Império Português em palavras: Estudos de Léxicos e seus problemas.

13/06/2013. Luis Filipe Silvério Lima, apresentando o projeto O Império Português em palavras: Estudos de Léxicos e seus problemas.

Nossos seminários internos têm acontecido na segunda quinta-feira de cada mês, e assim, neste mês de junho, o encontro aconteceu no dia 13/06, três dias depois do Dia das Humanidades Digitais.

Postamos aqui alguns flagrantes desse dia, como pós-escrito para o nosso diário-blog.

Neste seminário, que foi o quarto do semestre, tivemos a apresentação do projeto “O Império Português em palavras: Estudos de Léxicos e seus problemas teórico-metodológicos para uma história dos conceitos no universo do antigo regime (séc. xvii-xviii)“, por Luis Filipe Silvério Lima, participante do grupo e professor da Unifesp.

Estivemos reunidos ao longo da tarde ouvindo o prof. Luis Filipe e debatendo as inúmeras questões interessantes trazidas por este projeto, em especial nos diversos pontos em comum que elas apresentam com relação aos projetos do grupo voltados para o trabalho com os dicionários do acervo da Brasiliana Mindlin (como o projeto “Formação de bancos de dados a partir de obras de referência na Biblioteca Brasiliana Digital – Uma experiência-piloto”, ativo desde 2012).

Advertisements